Dicas para um bolo perfeito.



Eu adoro bolos caseiros, os bolos de compra não me enchem os olhos, parecem-me sempre muito doces e enjoativos. É raro o fim de semana que não faça um bolinho, nada muito complicado, afinal não sou uma expert na cozinha, mas cá vou fazendo meus quitutes. Na aldeia é de praxe fazerem um bolinho para os Domingos, mas nas cidades tudo se compra, até um simples bolo e já me deparei com outras mamãs que tem dificuldades básicas em confeccionar o seu bolinho, daí vou partilhar estas regras básicas que garantem o sucesso da sua receita.. 

1. Guarde o fermento fora do frigorífico e preste atenção na data de validade. “Conservado no frigorífico", ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer”. “Ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa”.

2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. “Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado”. 

3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. “Você pode deixá-los no frigorífico, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente”. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado. 

4. Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. “Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa”. 

5. Na hora de assar, pré aqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita, abrir o forno muito antes do tempo de cozedura pode fazer o bolo abater.


5 comentários:

  1. Hum...deliciaaaaaa!!!
    Adorei o novo painel do seu Blog, LINDO!!!

    Tenha uma Bela Semana!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida,
    esse bolo está mesmo a convidar a sentar tomar um cházinho e pôr a conversa em dia!
    Obrigada pela partilha destes saberes( truques de cozinha ).
    Nós apreciamos muito bolos caseiros.
    Beijinhos e boa semana
    mel e jasmim

    ResponderEliminar
  3. Caramba, eu só aplico a última dica...! Mas não me tenho saído mal, ou então se seguisse todas os meus bolos sairiam ainda melhores...?!
    LOL..

    Beijinhos

    P.S. Prefiro o mais simples dos bolos caseiros a um comprado feito!

    ResponderEliminar

Bem Vindo!