Crônica de Natal



Crônica de Natal

Quando chega o Natal todos se esmeram em dar presentes para os parentes, amigos, colegas de serviço, etc. Os mais abastados preparam a ceia com os produtos típicos da época que, devido à tradição são importados e, portanto, vendidos a preços proibitivos para a população em geral.

Não interessa! Até mesmo nos lares mais humildes, a presença do Natal é sentida e comemorada de forma especial, principalmente pelas crianças, que vêem na data uma oportunidade, talvez a única, de receber um brinquedo - usado que seja – mas que para elas representaria a realização de um sonho.

Ah! Voltar no tempo, voltar à infância. Dormir, ansioso para acordar no dia seguinte diante de um presente que nos foi deixado pelo Papai Noel. Se não foi possível, a frustração do momento, dará lugar à esperança do futuro (no ano que vem, o presente virá, pois este ano Papai Noel não deve ter tido tempo...).

Mas, e o Natal? O que é o Natal?
Alguns darão um enfoque capitalista, pragmático, no qual o Natal é um período do ano em que as pessoas gastam e consomem mais, adquirindo presentes e produtos alusivos à data. Há os chamados “festeiros” ou “arroz de festa” e, para eles, é mais um motivo para comemoração.

Há também os consumistas inveterados, chamados “compulsivos”, que aproveitam “as festas” para dar vazão a sua volúpia de compras, “atacando” o comércio “a prazo” e endividando-se para o resto do ano.

Segundo os dicionaristas, NATAL é um adjetivo que diz respeito ao dia do nascimento. É também um substantivo, dia em que se comemora o nascimento de CRISTO. É, sobretudo neste conceito que estamos interessados.

É que poucos comemoram, na verdade, o nascimento do Cristo, o nascimento de um Deus, ocorrido no meio do nada, num estábulo, perante a assistência de alguns animais.No entanto, um Rei, um Senhor, um Soberano, que veio ao mundo para anunciar o Reino dos Céus, inaugurando uma “Nova Era de Esperança para os homens de boa vontade”.

Faço votos que neste Natal tenhamos uma “festa de aniversário”; celebrando, cada um nós, dentro de nossas possibilidades, a Fraternidade, o Aniversário de Jesus, que é o verdadeiro e único motivo para a comemoração.

Finalmente, dentro do chamado “espírito de natal”, façamos uma festa solidária, convidando parentes, amigos e etc.

Ah! Uma recomendação importante se faz pertinente: Não esqueçamos de convidar o Aniversariante.

Autor: Emilio Carlos Neves




Obrigada Michele pelo carinho...




12 comentários:

  1. QUERIDA SAUDADES...EU COMO SINDICA DO CONDOMINIO,,, OFEREÇO PARA VC COM CARINHO O SÊLINHO DE DESTAQUE E VENHO AVISAR QUE FICAREI MAIS ESTE MÊS DE DEZEMBRO COMO SINDICA YESSSS KKK TÔ PODENDO VIU KKKKKKKKKKK E JÁ ESTÁ SENDO APROVADO PELO CONDOMINIO UMA CEIA DE NATAL EM CONFRATERNIZAÇÃO !!! BEIJUS APARECE TEM UM SLIDE GAIATINHO NO MEU CANTUXO NADJA DE MAMÃE NOELA KKK OTIMO FDS !!! http://i198.photobucket.com/albums/aa127/smarie53/destaquesindico.gif

    ResponderEliminar
  2. Olá Patricia. Como está?
    Hoje estou dando a conhecer dois blogs que mantenho: o primeiro é http://asmaislindasimagens.blogspot.com que só tem imagens retiradas de vários sites da internet ou então enviadas pelos parceiros; você pode usar as imagens no seu blog ou no orkut; o segundo blog tem apenas uns dias, mas aos poucos vai ganhando vida; http://layoutsetemplates.blogspot.com é um blog que fala de sites e blogs com layouts e templates grátis, além de que deixo códigos para os blogueiros usaram nos seus blogs; a ideia é os blogueiros irem lá e saberem qual o site ou blog que tem o que eles procuram, sem precisarem perder tempo nos motores de busca.
    Se visitar, espero que aprecie.
    Votos de uma linda semana.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Patricia.
    Passei para deixar um beijo grande e desejar uma ótima semana.

    =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Patricia.
    Que bom que gostou do blog; visite-o mais vezes, pois actualizo ele diariamente. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a mudança do template amiga, tu tb tens mãos de fadas hem :),beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  6. Olá anjinha, hoje tomei coragem e vim ver os meus mails, e vi um teu com fotos :)
    fizeste a mesma viagem que eu no ano passado!!! :D
    gostei mesmo de ver as tuas fotos, mas gostaste?? é lindo o norte não é?
    e os teus filhotes como estão?? está chegar o natal, é 1º da tua fofuxinha. espero de coração que estejas bem e em breve voltarei...beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga!Seu layout está lindo:) Gostei muito!! Venho oferecer o meu selinho de Natal! (ta em presents4you). Fico à espera da sua visitinha:) bjinhos, Joana Neves.

    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  8. Olá miguxa! Cá estou eu de novo:) Vim cá oferecer o selinho "Adorei o novo template de natal"! Está em presents 4 you!
    Confira as novidades lá no blog!
    Com carinho, Joana Neves.
    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  9. Patricia, tem selinho pra vc no meu blog.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  10. OIE DOLADINHA DO MEU CORAÇÃO!!!!!
    KD VCS EM ..SAUDADES DE NOTICIAS VIU????
    VIM TE CONVIDAR PARA NOSSA CEIA DE CONFRATERNIZAÇÃO!!!
    NO CONDOMINIO..ESTÁ UMA BELEZA..ESPERO POR VC !!!
    UMA FELIZ SEMANINHA TE DOLU ...FIQUE COM DEUS!!!
    SINDICA NADJINHA!!!
    http://sindicovirtual.zip.net/ceianatal.html

    ResponderEliminar
  11. Oi Paty, na nossa brincadeira do vizinho secreto voce escolhida por uma vizinha, venha pegar seu presente e ver quem é sua vizinha secreta. Um beijo e feliz natal pra voce.

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga passei para ver as novidades, espero que esteja tudo bem consigo
    Quando puder passe por favor no meu blog tem lá presentinhos de natal estão no perfil onde diz menu meus presentes
    Boa semana
    Beijokas

    ResponderEliminar

Bem Vindo!