Hoje é o Dia!




Ainda pensei não vir cá, tenho tanto o que fazer... ufa! 
Mas será que virou vício? 
Não ficava descansada se não viesse deixar umas palavras. 

Na verdade estou a criar coragem para a inevitável faxina, a minha pilha de roupa para engomar parece a Torre Eiffel, até já pensei não engomar e cobrar bilhetes para visitação (Disparate! Hahaha).

Deixo aqui algumas dicas para a faxina.

Dê um jeito na geladeira quando ela estiver vazia 
Nunca deixe para limpar o refrigerador assim que chegar da feira ou do supermercado. Se você vai às compras aos sábados, limpe-o na sexta, quando estiver quase vazio. Durante a semana, assim que perceber que algumas prateleiras ou gavetas estão vazias, aproveite para passar um pano rapidamente. Assim, a sujeira nunca vai acumular, e a geladeira estará sempre limpa e livre de maus odores. Economiza 30 minutos! 

Dica esperta! 
No fundo do refrigerador, deixe um pote de margarina apenas com pedacinhos de carvão. Eles absorverão o cheiro forte dos alimentos. 


Previna-se contra o bolor 
A umidade e o mofo são grandes inimigos da faxina. Deixe as janelas abertas por, pelo menos, duas horas ao dia. Se você trabalha fora, abra as janelas à noite. O importante é fazer o ar se movimentar pela casa. Desse modo, as manchas de mofo e bolor não se instalam, e a roupa guardada não absorve odores. E você não vai precisar arrastar móveis com tanta freqüência. Economiza 30 minutos! 

Dica esperta! 
Uma vez por semana, deixe as portas dos armários abertas durante um dia, de preferência com as janelas abertas, para que a luz do sol entre. Se houver bolor, limpe com um pano embebido em vinagre. 


Improvise um esfregão numa vassoura 
Se você não quer comprar um, faça você mesma o seu. O importante é que você não precise ir ao tanque sempre que o pano usado para limpar o chão se enche de sujeira. Em vez de usar panos convencionais, use panos de saco. “Vista” uma vassoura de piaçava com um dos sacos (que podem ser costurados com toalhas ou lençóis velhos). Esfregue o chão e, quando o pano estiver impregnado, vire-o. Economiza 20 minutos! 

Dica esperta! 
Para facilitar a vida na hora de lavar o pano sujo, deixe-o de molho por 15 minutos em um balde com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 3 litros de água e sabão. Lave com sabão. 


Junte a roupa suja num só lugar 
Nada de ficar recolhendo meias e cuecas espalhadas pela casa! Estabeleça um local fixo para toda a roupa suja da casa, de preferência próximo à área de serviço. Use um cesto ou balde aberto. Oriente seus filhos e seu marido a colocar as peças sujas no local correto, e não deixe que as peças fiquem jogadas nos quartos ou banheiros. Economiza 20 minutos! 

Dica esperta! 
Não deixe as peças úmidas misturadas com as secas. O odor da roupa molhada se espalha pelas demais peças e dificulta a lavagem. 


Na hora de decorar... 
A decoração pode ajudar você a economizar tempo de faxina. Tecidos pesados como brim e sarja são difíceis de lavar e levam muito tempo para secar. Ao escolher cortinas, almofadas ou uma capa de sofá, opte sempre por tecidos leves e que não desbotem. Isso fará você perder menos tempo na hora de lavá-los. Economiza 20 minutos! 

Dica esperta! 
Ao comprar sofás e pufes, prefira modelos de couro ecológico, que não necessitam de lavagem e podem ser limpos com esponja e sabão.


Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.
Bom fim de semana!

9 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas.. agora vá.. limpar a casa!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Belas dicas, sim senhora!

    Ah ah ah

    Às vezes também ando a arrumar a casa se sinto vontade de ir aos blogs. Vou e pronto!

    Beijos e bom fim de semana
    Boa faxinha ihih

    ResponderEliminar
  3. Dicas muito úteis e faceis.
    Grande abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderEliminar
  4. Oi Paty!

    ótimas dicas!

    Quando a gente tem que fazer faxina, dá vontade de fazer tudo né? Menos limpar!

    Mas depois, com tudo limpíssimo e cheiroso, um banho, um café e uma revista..
    hummm faz valer cada minuto de limpeza.

    beijinhos green

    ResponderEliminar
  5. Olá Moças!! :)

    Não me baldei à faxina heim!!
    Estou no intervalo do almoço, hahaha...
    Já me dói tudo, pernas, costas,aff!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga, as dicas estão maravilhosas, mas você não tem uma para se conseguir coragem para ir à faxina? As roupas eu até gosto de lavar e decretei que só se compra roupas de tecidos sintéticos que dispensem o ferro de passar! Para mim este é o pior serviço! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Patrícia!
    Descobri o seu blog através do seu comentário na Mãe e muito mais, parabéns! Gostei muito!!
    Tenha um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Oie fadinha do lar..saudades..e sua pimpolhinha tirou o gessinho????..amiga adorei a dica do carvão na geladeira..agora o vinagre ñ posso passar que pena..limpa mesmo o vinagre..mas a drika odeia o cheio!!!dá vômitos tem que ver...tinha uma faxineira que usava vinagre limpar vidros e tapetes..ficavam otimos ...mas drika odiava o cheiro..bem amada um feliz fds beijus em todos ai!!!Eu adoro uma faxina kkk...quando pego sai perfeito kkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  9. Algumas dessas dicas eu já uso!!! :) outras desconhecia... excelente partilha!

    Tá ai a vir o tempo das humidades... grr... e aqui em casa elas atacam!

    ResponderEliminar

Bem Vindo!