Espiritualidade.



Com a chegada do novo ano, adeptos da Nova Espiritualidade aconselham cada vez mais que nos preocupemos com as energias que nos rodeiam. começar por balançar e controlar os fluídos energéticos do nosso lar é sem dúvida uma boa aposta que acenta em várias superstições, adaptações do Feng Shui entre outras disciplinas dedicadas a estas matérias.
O PortugalMístico.com pretende com este artigo dar algumas orientações para que sua casa fique livre de qualquer energia negativa que pode prejudicar os seus habitantes.

O ar da casa
Não podemos esquecer que a qualidade do ar que respiramos é muito importante. A renovação do ar deve ser constante, por isso deixe as janelas, sempre que possível, abertas para que o ar não fique parado ou estagnado. Quando a casa fica muito tempo fechada, pode causar o que chamamos de "síndrome do edifício doente", trazendo problemas de saúde, dores de cabeça, alergias e outros males.

As plantas
As plantas auxiliam na purificação do ar, portanto é importante que você mantenha, em sua casa plantas como jibóias, samambaias, margaridas. aloés, crisântemos, heras e lírios. Só existe um detalhe: assim como os seres humanos, as plantas dedicam uma atenção especial às partes magoadas, danificadas ou amareladas, portanto retire-as para crescerem melhor e com mais vigor. 
As plantas chegam a absorver 50% dos acúmulos de miasmas negativos.

A cor
Cada ambiente "vibra" com uma determinada cor. No local destinado à alimentação, por exemplo, podem ser usadas peças vermelhas ou laranjas, pois estas cores estimulam o apetite. Para os quartos, as cores mais indicadas são a azul, que é uma cor fria e calmante, ou a verde, que renova os fluidos do ambiente. Os tons pastel e salmão retornam à mente, através da visualização, os aspectos maternais e o amarelo pode estar presente na biblioteca ou no quarto das crianças, pois estimula a atividade mental.
Devemos lembrar que o preto absorve e retém luz. Portanto, as peças escuras devem estar constantemente limpas. 
Já o castanho simboliza a terra, o desejo de ficar e permanecer neste local, como plantar uma árvore. Talvez por isso as casas de madeira são tão aconchegantes. O castanho também simboliza humildade.
A cor rosa emite naturalmente amor, paz e equilíbrio e a cor cinza representa a maturidade. Simbolizam, ambas, as pessoas que desejam ficar por muitos anos convivendo harmonicamente com o todo, sem o agredi e de forma inteligente. Também denotam economia. 
O branco, que reúne todas as cores, simboliza a paz e a tranquilidade ambiental.
Se você pintar as paredes da sua casa com uma cor que não lhe agrada, isto pode provocar, a longo prazo, mal-estar e depressão.
Ficou cientificamente comprovado que pessoas doentes se recuperam mais rapidamente em ambientes com uma tonalidade clara.

A Posição
A entrada principal da casa é indicada sempre pelo norte. Se isto não for possível, coloque ao norte uma imagem do Arcanjo Mikael, o protetor dos lares contra assaltos, energias negativas e outros males, ou uma imagem de um Buda de costas para a porta , ou ainda de um elefante de presas viradas para cima de costas para a porta.
A energia da casa gira naturalmente no ambiente. A sua saturação permanece nos cantos; portanto remova dos cantos, traças, teias de aranha e outros insectos. Um hábito que temos ao limpar nossa casa, depois que varrermos, é o de colocar a sujidade num canto. Isto não é apropriado.

Outras Superstições
Algo que é usado há anos, é um copo de água com sal atrás da porta de entrada. O sal é naturalmente um saturador de energia. Coloque num copo de água um punhado de sal refinado. Se o mesmo permanecer no fundo do copo, simboliza que o ambiente está bom. Se ele se cristalizar na borda do copo, está a limpar o ambiente. De qualquer modo, a água deve ser trocada uma vez por semana ou uma vez por mês. 
A mesma função acontece com o copo de água e uma pedra de carvão. O carvão satura as energias negativas. Quando existir uma concentração grande de miasmas contrários, o carvão afundará. Então, deite a água e o carvão num jardim ou elimine-os em água corrente.

A decoração da casa fica sempre a critério do proprietário, claro. Mas evite peças partidas ou escacadas: espelhos, vidros, mármores, etc.
Se você tem predileção por antiguidades, depois de adquiri-las deixe-as por um dia ao sol. Pode ser deitado um punhado de sal refinado na peça, além de deixar um cristal claro sobre ela para purificá-la.

Para terminar, uma dica para a limpeza da sua casa: coloque no triturador duas chávenas de açúcar e duas chávenas de cravo. Com a mistura você terá um pó. Coloque num incensário, e faça uma espécie de defumação. Não esqueça de ter em mente sempre uma oração apropriada às suas crenças.


Fonte: http://www.portugalmistico.com



Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.


6 comentários:

  1. Essa do copo com água e sal atrás da porta parece-me simples; desconhecia. Se tiver tempo amanhã ainda faço isso, para entrar em 2011 com a casa "limpa"!

    Um Feliz Ano Novo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. sim é certo essa do sal atrás da porta
    afugenta os maus olhados
    FELIZ ANO NOVO
    KIS :=)

    ResponderEliminar
  3. Olá Patricia, uso muito o sal e gosto demais das janelas abertas, aqui temos essa facilidade por ser uma região quente!!!

    Beijinhos.
    Muita LUZ!!!

    ResponderEliminar
  4. Tento fazer um pouco de tudo isso! Principalmente a renovação do ar.

    Agora tenho andado a tentar dar mais cor... Se calhar ai está um bom projecto para 2011!!!!

    Votos de Bom 2011 :) e continua por ai!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Oi Patty! Eu gosto muito de Feng Shui, tem toda uma ciência misturada com intuição. Sabedoria é a palavra mais indicada. Aqui em casa eu uso muitas dessas dicas. Está ótimo o seu post, muito propício para essa época! Feliz de ter te encontrado no Livre Pensamento! O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco e eu quero agradecer à você que fez parte da minha caminhada neste ano que está terminando. Que neste NOVO ANO que se inicia possamos caminhar juntos e em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. Feliz 2011! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  6. Eu sabia do nascimento da Dani, sim! E como passa rápido! Já tem 2 anos? Minha nossa!

    Fico feliz por ainda nos encontrarmos aqui, na net, depois de tantos anos em que abrimos e mudamos nossos blogs. É uma mudança quase automática: blog reformado, casa mais leve, mudança interior - e isso é bacana demais. Ainda nos encontraremos muitas vezes por aqui, em 2011, Patty.

    É meu desejo... que as estrelas que não acenderam em 2010, que em 2011 todas elas, juntas, iluminem o seu caminho nesse esperançoso ano novo. Fé, Paz, saúde, família, amigos e trabalho para deixar a vida mais profunda e cheia de sentido.

    BeijUivoooooooooooosssss da Loba

    ResponderEliminar

Bem Vindo!