As mulheres que sangram com a lua!



A Lua sempre foi o principal símbolo da energia feminina; seu ciclo em torno da Terra demora aproximadamente 29 dias, a mesma quantidade de tempo que o ciclo menstrual da mulher.
E como a atração da Lua afeta as águas do mundo, assim que faz seu movimento, afeta também o corpo da mulher.
O sangue das mulheres e ciclo hormonal seguem o fluxo e refluxo da lua.
De lua nova a lua cheia, o estrogênio aumenta levando a ovulação, ou a fertilidade máxima, na lua cheia. De lua cheia para lua nova, o quarto minguante do ciclo, a progesterona predomina.
Tradicionalmente, as mulheres começavam a sangrar logo antes da lua nova, no escuro da lua.
Nos tempos modernos, as mulheres começam a menstruação durante as diferentes fases da lua. Seus corpos estão fora de sincronia com a lua e seus espíritos se esqueceram o significado da Lua Avó.

Uma maneira de voltar em harmonia com a Lua é realizar cerimônias e rituais em momentos diferentes durante o ciclo da lua e também na época da menstruação.

Quando uma mulher começa a sua menstruação, ela tem uma vibração muito especial. O fluxo sangüíneo é como a limpeza uterina, um forro velho é descartado, e um ciclo reprodutivo mensal é encerrado.
Na menstruação, as mulheres têm a chance de se livrar de todos os velhos pensamentos, hábitos, desejos e ser receptivo a novas visões e inspirações para o próximo ciclo. Esta é a fase da lua escura.
Se uma mulher continua a sua rotina normal durante a menstruação, então ela perde uma oportunidade única do sexo feminino para a introspecção.
Ela também descobre que fica mais cansada, irritada e chateada porque seu ritmo físico abrandou. Ela precisa de descanso, mais tempo para a meditação, e menos tempo fazendo trabalho doméstico, cozinhar, trabalhar fora, e cuidar das crianças.

Em muitas tribos indígenas americanas e outras culturas tribais, há uma lua ao qual todas as mulheres passam. Como a maioria das mulheres menstruam ao mesmo tempo (você já reparou as mulheres que vivem juntas sangram juntos), durante o escuro da lua, as avós e os pais cuidam das crianças. A comida é deixada de fora da oca várias vezes ao dia. As mulheres durante a menstruação eram e são consideradas titulares de um certo poder e não podem se misturar com o resto da tribo. Muitas tribos têm tabus contra essas mulheres, acreditando que seu poder de interferir com a caça e a energia da medicina regional.

Sabemos que as mulheres sofreram em outros tempos por sangrar todos os meses e nunca morrerem por isso, sendo um mistério e já os guerreiros machos morriam com somente um sangramento desta quantidade.
Você tem o poder de se sentir bem consigo mesmo e seu corpo. 

Sinta felicidade a cada menstruação, para que possa se sentir bem em ser uma mulher a cada dia do mês!





Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.

8 comentários:

  1. Há um livro muito interessante chamado "A tenda vermelha" de Anita Diamant, que, através da história de várias mulheres ligadas entre si, nos fala desse período do mês tão feminino.
    Somos umas abençoadas por esta renovação mensal. :-D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, isso, Patrícia!
    Enquanto para a mulher moderna a menstruação é um grande aborrecimento, que muitas vezes até adiam, porque não dá jeito naquele(s) dia(s), para as mulheres e culturas espiritualizadas é um fenómeno gratificante!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amei o post, é muito interessante este assunto pois a mulheres modernas desconhecem o significado da menstruação.Beijos de sol parate iluminar

    ResponderEliminar
  4. Oi Patrícia..gostei muito do post..preciso urgente passar para minha filhota de 17 anos que deprime com a menstruação tenho que mostrar o lado bom de tudo isso!!bjinhos querida!!

    ResponderEliminar
  5. Depois de ler o teu post vou passar
    a olhar com outros olhos para a
    minha menstruação. Até vou esquecer
    as dores e o incómodo que me dá.

    Faz tudo parte da renovação e purificação do nosso corpo.

    Obrigada pela informação que desconhecia por completo.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  6. Oi Patty! Maravilhoso seu post! Minha avó materna tem ascendência indígena, ela tinha muitas histórias, nos ensinava muitas coisas que nós achávamos que era "caduquice"... Ela seguia muito o ciclo lunar para cortar cabelo, podar plantas entre outras coisas. Ela menstruou até os 65 anos, as pessoas até duvidavam, mas era mesmo! Minha irmã é uma das que toma remédio para que a menstruação venha só de três em três meses... diz a ginecologista que não faz mal. Eu acho que faz e quando as consequências vierem aí é que vamos ver... Vou tentar que ela venha ler o seu post! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  7. Patricia, que curioso...eu não sabia disso!!Eu que tinha tanta raiva nesses dias...
    Interesante!!Obrigada pelas informações!!

    Beijinhos Iluminados!!!

    ResponderEliminar
  8. Oi querida

    que bom ler este texto, que conscientiza as mulheres do lado bom da menstruação, que é tão odiada.

    porém eu vejo como você, como um reflexo em nosso corpo do poder da lua e a chance de um novo recomeço.

    besos verdes

    ResponderEliminar

Bem Vindo!