Das Lágrimas ao Riso.


Foi pela minha mãe, que conheci a história do Carlinhos. Bem conhecido no Brasil, esta é a história de um homem que tinha tudo para dar errado, segundo as convicções de muitos de nós. 

O carlinhos poderia não ter nascido, a sua mãe, pobre e caída na ignorância, poderia ter feito um aborto. Mas o Carlinhos nasceu e viveu horrores na sua infância. 

Por esta história e várias outras como esta, acredito que cada um escolhe o que quer para si. Não há nada que justifique o mau carácter de alguém e as suas más ações, a não ser a sua vontade em ser assim.

"Não importa onde uma pessoa nasce, mas quem ela escolhe ser."
J. K. Rowling  - Autora inglesa



Das lágrimas ao riso.
Por Elliana Garcia

Em vez de lágrimas, o riso, que se tornou não apenas uma profissão, mas um estilo de vida. Tímido no começo de nossa entrevista, aos poucos o humorista e imitador Carlos Alberto Silva, de 30 anos, o “Mendigo”, foi se sentindo a vontade e respondendo as nossas perguntas com a irreverência que lhe é tão peculiar. Nascido em uma família desestabilizada, ele morou na rua e perdeu as contas de quantas vezes fugiu da antiga Febem (atual Fundação Casa). Ao conhecer um mendigo, o moço descobriu a vocação para o humor e uma nova chance na vida.

Como foi a sua infância?

Nasci em uma família com problemas. Meu pai bebia e batia na minha mãe e eu e meus três irmãos mais velhos preferíamos fugir de casa. Fugimos várias vezes, mas sempre voltávamos. Eu tinha mais ou menos 4 anos de idade e numa dessas vezes me perdi dos meus irmãos, morei na rua por uns 2 anos e depois fui parar na Febem, de onde fugi várias vezes também. Por volta dos 7 anos e meio fui morar em um educandário, uma espécie de orfanato. Dona Margot, esposa do dono da Rádio Jovem Pan de São Paulo, ajudava o educandário e arrumou um emprego de office boy para mim na emissora, onde comecei a trabalhar aos 14 anos.

Você tem algum trauma?

Nenhum. Preferi esquecer o que passei, aproveitar as oportunidades, ser um homem de bem e não me prender tanto ao passado.

Você participou da primeira edição de “A Fazenda”, da “Rede Record de Televisão”, e, além de ter a sua imagem exposta, seu passado também veio à tona. Como foi lidar com toda essa exposição?

Teve o lado ruim sim. Mas me atenho ao lado bom. As pessoas passaram a me olhar de uma forma diferente. Conheceram a minha história, o caminho que trilhei para chegar até aqui e que não foi nada fácil. Muitos me viam como um ignorante, um cara grosso e hoje entendem a diferença entre o Carlinhos e o personagem Mendigo. Eu não tiro sarro das pessoas de uma forma desrespeitosa. Isso é uma irreverência. E as pessoas perceberam isso depois.

Como foi a experiência na Fazenda?

Foi muito boa. Lá eu pude mostrar quem eu era de verdade. Eu não fazia tipo, não tinha nenhuma ideia do que acontecia aqui fora. Não ganhei o prêmio em dinheiro, mas ganhei algo muito maior, que foi a confiança das pessoas, o respeito do público, da emissora onde trabalho.  Posso dizer que ganhei muito mais do que 1 milhão de reais.

Seus familiares apareceram depois que você participou do programa. Como está o relacionamento entre vocês hoje?

Não há nenhum tipo de contato. Eu construí uma nova história, uma nova vida. Não gostaria de falar a respeito disso. Só posso dizer que não há um resgate de nossa história. Cada um seguiu a sua vida.

Você já fez terapia?

Pra quê? Só se for pra endoidar a psicóloga. Meu passado pode ser um trauma para muita gente, mas não é para mim. Eu sempre fui muito esperto, no bom sentido da palavra. Não dava tempo de ficar pensando em trauma, me angustiando, sofrendo por isso ou aquilo. Fiz uma escolha, reescrevi a minha história e estou seguindo em frente. Se fosse me prender ao passado não teria chegado até aqui.

Onde você busca forças então?

Eu busco forças na academia. (risos) Sou tão desencanado. Eu não fico me martirizando, me punindo. Eu vivo o presente. Sou forte emocionalmente, revoltado às vezes com algumas situações, mas sou muito sincero. Não tolero gente falsa, sem personalidade. Então, a minha força vem daí. Da minha forma de ver a vida. De viver o presente da melhor forma possível.

Como você se vê?

Eu me vejo no espelho. (mais risos) Me vejo como um vencedor. Até os 16 anos eu tinha vergonha da minha história, de falar que eu não tinha família. Mas isso passou. Estou em um patamar onde jamais imaginei chegar. Tenho o carro, a casa e outros objetos materiais que jamais imaginei e sou feliz. Sou agradecido também. Cheguei muito além do que eu esperava, em todos os sentidos.

De onde vem essa veia humorística?

Deve ter vindo do meu pai, da minha mãe. Eles são doidos. Não sei de onde vem. Mas no meu dia a dia sou assim mesmo. Sempre vejo a vida com bom humor.

Você já foi um garoto de rua e o seu personagem mais famoso é um “Mendigo”. Em quem você se inspirou para compor esse personagem?

Fui trabalhar como office boy na Rádio Jovem Pan de São Paulo. Depois passei a gravar umas chamadas com mendigos para um programa de rádio. Foi aí que conheci um, que era muito bacana, hilário, doido mesmo. Fiquei tão impressionado com ele que quando voltei para a emissora passei a imitá-lo, e o personagem foi ganhando vida. Ganhei espaço no programa de rádio e quando fomos para a tevê o Mendigo ganhou mais força ainda. Hoje ele é um sucesso.

Sempre peço para os entrevistados deixarem uma mensagem, um conselho para os leitores. O que você diria?

Não sou de dar conselhos. As coisas sempre aconteceram na minha vida e vejo que estou além do que imaginei. Do nada caí em uma rádio, fui de office boy para um cargo maior, depois para a televisão, mas sempre tive muita fé. Estou à disposição de Deus e me considero uma peça de xadrez que Ele movimenta e coloca nos lugares certos.  Não sei bem se isso é um conselho, mas na minha vida ajo assim. Você não precisa ser famoso na tevê. Você pode ser famoso na sua área. Um bom médico, cozinheiro, empregado doméstico. Seja sempre honesto, perseverante, insistente, muito forte, nunca deixe nada lhe abater e cuide do seu presente. Viva o hoje da melhor forma possível.

Texto:
publicado em 28/07/2010.
Carlinhos, o "Mendigo"
arcauniversal.com/entrevistas/noticias/carlinhos_o_mendigo-1583.html




Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.

11 comentários:

  1. Insistência, perseverança e acreditar que somos capazes, o resto vem por acréscimo!
    Beijinhos e Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Patrícia querida deves de andar em sintonia comigo pois ultimamente só fazes posts que eu preciso ler para acreditar e ter FÉ.

    Realmente, somos aquilo que escolhemos ser!

    Quando encaramos a vida assim... ela acaba por virar a nosso favor!

    Gostei imenso de conhecer o Carlinhos.

    Bom fim de semana
    Obrigada pelas palavras
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá linda,

    Que história!!! Não conhecia!

    É uma grande lição de vida! O facto de ele esquecer o passado, não ter trauma e ter construído ele a sua própria história é uma lição de vida!

    Obrigada pela partilha ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que linda história de vida!!!

    Quem diria que uma pessoa que teve
    um início de vida tão difícil ia sobreviver e mudar completamente
    o rumo da sua existência. Até fiquei
    emocionada! Mas gosto de saber porque faz acreditar que não devemos
    desistir porque há alguém (Deus)
    que olha por nós, basta acreditar.


    Andavas desaparecida, querida...

    Quanto ao selo, tu mereces - não
    sejas modesta!:)

    Bom fim-de-semana!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  5. História inspiradora.... é mesmo verdade, nós é que escolhemos o nosso caminho, esse senhor, depois de tanta adversidade, escolheu o seu. Podia ser um revoltado com a sua vida, mas escolheu não se focar no lado "mau" e conseguiu fazer a diferença :-D
    Um grande beijinho
    E tem um bom fds :-D

    ResponderEliminar
  6. Queridaaaa, me ajuda? rsrs... Tem uma enquete la no blog? Será que poderia votar por favor?? Obrigadaa... Beijossss.

    ResponderEliminar
  7. Patricia Querida, que história linda!!!

    "Seja sempre honesto, perseverante, insistente, muito forte, nunca deixe nada lhe abater e cuide do seu presente. Viva o hoje da melhor forma possível."

    Tenha um lindo Fim de Semana!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderEliminar
  8. Ele realmente foi uma surpresa do destino,eu sinceramente não assisto novelas ou programas tipo a Fazenda,por um unico motivo,não consigo seguir,além do que nem sempre são bons,mas eu vi a história triste dele e o quanto ele foi abençoado e protegido por Deus...espero que ele seja feliz daqui por diante e forme uma familia,uma vida nova.
    Beijinhos Patricia
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  9. Não concordo ! Não leves a mal mas simplesmente tive vontade de dar a minha opinião. As coisas não são assim tão simples porque muitos factores entram em jogo.Por vezes a mágoa é demasiado grande...

    LALITA

    ResponderEliminar
  10. De facto cada um tem a liberdade, para fazer o seu caminho, mas o que é comum é ver as pessoas a repetirem padrões; o normal seria esse Carlinhos seguir a vida miserável, na qual nascera. Ele é um exemplo inspirador, porque se demarcou desse destino, e quebrou o ciclo. Mas isso não é para todos.
    Outra coisa que gostei foi que ele tivesse mencionado Deus; porque, a meio do texto pensei que uma pessoa com esse passado não deveria ter tido formação religiosa. Achei bonito que depois de tudo, ele se refira a Deus.

    Boa semana, Patrícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Quando a mochila é demasiada pesada e que ninguém nos ajuda e que além disso ainda acrescentam pedras torna-se difícil avançar !

    Bjs

    LALITA

    ResponderEliminar

Bem Vindo!