Estilo Provençal.


Sou apaixonada por esta forma de decorar, enche a casa de charme e aconchego. Não aprecio tanto o branco total, gosto dos tons claros, mas acho mais harmonioso quando apresentam alguns apontamentos de cor, quanto a mim, elimina aquele ar nostálgico do branco sobre branco.
Aqui no meu "apertamento", vou adaptando aqui e ali,  minha intenção é captar aquela atmosfera tranquila que aconchega a família.

Li esta matéria e divido convosco. 
O site "Secrets de Famille", também é muito interessante, infelizmente (ou felizmente, rsrsrs) não existem lojas em Portugal, mas dispõe de fotos bem inspiradoras
A idealizadora da Secrets de Famille dá dicas de como adaptar o estilo à sua casa

***

Criado por artesãos da Provence, região no sul da França, que desejavam reproduzir a exuberância de móveis e objetos da realeza, o estilo provençal de decoração conquista cada vez mais adeptos e enche os lares de  romantismo, sejam eles urbanos, de campo ou no litoral.

“As pessoas nos procuram para acrescentar charme à decoração de suas casas. O Provençal dá um toque especial a qualquer ambiente e quebra a frieza do estilo moderno”, afirma Bettina d´Archemont, especialista no assunto e uma das idealizadoras da grife Secrets de Famille, reconhecida pelo bom gosto, originalidade e fidelidade ao estilo.

Segundo Bettina, esse “charme” pode vir de um lustre, uma gravura, uma louça de faiança e é fácil misturar com outros estilos, pois são peças muito adaptáveis, desenhadas nos séculos 17, 18 e 19. “Você pode ter uma casa toda moderna e pontuar com um tapete, uma poltrona”. São detalhes que dão aconchego. “A vida lá fora está cada vez mais difícil e as pessoas querem se sentir bem, querem uma decoração que proporcione calor em contraste com a frieza dos dias de hoje”, diz.

Predominam as cores claras, tecidos leves sem rebuscamento, como linhos e algodão crus, móveis pintados e entalhados, estampas florais e listradas e também um item importante: muita praticidade. “São sofás confortáveis, que dão vontade de sentar, tecidos fáceis de lavar, portanto não há problema em sujar.”

Bettina conta que o “chique simples” é uma boa tradução para definir o jeito de decorar francês, do qual o Provençal é o principal representante. “Não tem ostentação, não precisa mostrar para ser”, resume.


Quando for grande, quero ter uma casinha assim



Bom Fim de Semana!
Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Vindo!