Sono auxilia a emagrecer.



Olá meninas!

Entra ano, sai ano e eu não consigo estar aqui presente da forma como gostaria. Os filhos vão crescendo e a gente pensa que estamos quase lá, quase a terminar o trabalho maior, mas que nada! Eles vão crescendo e cresce a necessidade de estarmos sempre perto, não da mesma forma como quando eram pequenos, mas vigilante à mesma, chamando a atenção, fazendo alguns reparos no comportamento, ajudando aqui e ali, tirando dúvidas, enfim... Mas eles são nosso maior projeto de vida não é mesmo, por isso valem todos os esforços.
Como não poderia deixar de ser, continuo a dormir pouco 
Quero ver se este ano consigo dormir um pouco mais. Não gosto de dormir à tarde, acordo com a sensação de que me passou um camião por cima, por isso, a única hipótese é descansar o soninho dos justos, pelo menos entre 7/8 horas por noite, até comprei cházinho adequado 

Entretanto, recebi de uma amiga querida, um email com uma chamada de atenção para a importância do descanso noturno e resolvi partilhar, além de outros benefícios achei interessante o facto do sono auxiliar na perda de peso  


"Dentre as funções do sono podemos citar: restaurar os processos químicos e físicos do organismo deteriorados durante a vigília, conservar energia corporal, evitar predadores, estimular o crescimento cerebral, apagar memórias indesejáveis, consolidar a memória.

A necessidade diária de sono para o adulto é uma média de oito horas e de preferência à noite. O ser humano se dá melhor dormindo à noite, pois nosso relógio biológico é controlado pelo claro-escuro.

Quem dorme pouco, ou seja, menos que oito horas por dia estará propenso a menor vigor físico, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, capacidade de acumular conhecimentos diminuídos, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória e do equilíbrio corporal.

Para o interesse do emagrecimento a falta de sono leva à intensa necessidade de ingestão de açúcares, incapacidade de se sentir satisfeito depois de comer uma refeição abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução da capacidade de obter energia dos carboidratos e decréscimo da atividade física.

A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, com isso ela faz menos atividades físicas, queimando menos calorias, reduzindo seu metabolismo por estar prejudicada a absorção de carboidratos que é o principal combustível do organismo com conseqüente ganho de peso.

A produção de hormônios, principalmente o do crescimento estará prejudicada. É ele que ajuda a formar a massa muscular magra. Quanto menos massa muscular há menos queima de gorduras.

Ocorre também a diminuição da liberação do hormônio leptina, da insulina e do aumento na produção do cortisol. A leptina controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais carboidratos. Com menos insulina o aproveitamento da glicose fica prejudicado. O aumento do cortisol propicia maior estresse e alteração do humor. Resumindo, durma no mínimo oito horas diárias com o objetivo de estimular seu metabolismo, conservar a energia, manter seu humor e comer menos."

Então...durmam bem 

Beijinhos com carinho e abraço meiguinho...
Patricia.


4 comentários:

  1. Junta te a mim Patrícia!

    É mesmo muito raro eu conseguir dormir 7/8 horas!
    Muito raro mesmo depois acumula cansaço!
    Meus filhos nunca têm sono! É impressionante!
    Adormecem tarde e meu filho então!!! ui ui

    Já tinha lido pela internet que dormir as as horas que devemos dormir ajuda muito a emagrecer!

    Assim sendo, para nós está difícil!!! ah ah ah

    Bjs
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Adoro dormir...mas meu sono é intenso e curto!!
    Tenha uma Bela Semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Sou muuuito ruim para dormir kkkkkk e o mais difícil é pegar no sono, mas nao quero envelhecer precocemente kkkkk
    Lindo o novo layout, precisando dá um up no meu blog, mas vai ter que esperar a minha volta para casa.
    Patricia, nao tenho mais fotos da jaqueira,mas posso te enviar algumas que tenho para o seu marido conhecer. A arvore é enorme e é engraçado ver as jacas enormes penduradas no trono, mas a fta quando dce é boa demais!

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida,
    realmente as horas de sono devem ser respeitadas.Uma boa higiene do sono é o reflexo da nossa alma.
    Quanto aos meninos, é complicado mesmo, mas, minha querida, vale a pena deixar algumas coisas para traz e ter um lar tranquilo com muito amor e valores.
    A Patrícia é uma doce mãe.
    Muitos beijinhos querida,
    mel e jasmim

    ResponderEliminar

Bem Vindo!