Sabe mesmo o que está no seu chá?

Uma grande parte das maiores marcas de chá, sob o disfarce de promover a saúde e benefícios vários, são uma fonte de pesticidas, toxinas, ingredientes artificiais e os famosos OGM (organismos geneticamente modificados).

Chás Convencionais de Pacote e Saqueta: pesticida em infusão!

Sabia que a grande maioria das empresas não lava o chá depois de seco antes de inserir nas saquetas? Isto quer dizer que folhas vaporizadas com vários pesticidas vão directamente para a sua chávena de chá. E esta deveria ser a PRIMEIRA razão para que o chá esteja na sua lista de produtos orgânicos apenas.



Qualquer das marcas acima foi recentemente analisada por vários estudos que encontrou em 91% do chá testado, resíduos de pesticidas em excesso para os parâmetros legais instituídos pela FDA (nos EUA). Por exemplo, o chá da Celestial Seasonings (marca líder nos EUA) com o nome Sleepytime Kids Goodnight Grape Herbal continha 0.26ppm de propachlor, um conhecido carcinogéneo. Por outro lado, ainda na Celestial Seasonings, a linha Wellness continha propargite, uma toxina carcinogénea.

Chás da Lipton, Trader Joe, Tea Fortè, Twining, entre outras marcas têm ainda aumentadores de sabor artificiais e naturais para esconderem a baixa higiene e qualidade das plantas e não esqueçamos que quase todos utilizam lecitina de soja geneticamente alterada ou essência de milho também geneticamente alterado. Fica no ar a questão, porque é que um simples chá preto da Lipton necessita de ter milho geneticamente alterado e aumentadores de sabor? 

Agora imaginem o que acontece com saquetas destas em água a ferver!

Recentemente um artigo no "The Atlantic" discute ao pormenor a importância da saqueta que contém as folhas de chá e ao que parece a grande maioria é feita de uma parte considerável de plástico ou PLA (Ácido Polylactico) feito à base de milho geneticamente alterado. a razão da escolha é o preço baixo, o aspecto atractivo e a sua capacidade biodegradável.
O problema é que alguns investigadores, como o Dr.Mercola afirmam: «Enquanto que estes sacos de compostos de milho e plástico são benéficos para o ambiente e aparentemente inofensivos, as suas moléculas quebram e alteram com subidas de temperatura libertando-se para o ambiente e não é com água a ferver que se faz o chá?»

Agora o ideal será seguir uma linha mais saudável para os seus chás:

1. Escolha ervas biológicas e sem pesticidas durante o crescimento e secagem.
2. Veja com atenção os ingredientes no rótulo ou caixa procurando por aumentadores de sabor ou elementos de soja ou milho (seguramente geneticamente alterados)
3. Certifique-se que o tipo de saqueta é segura ou simplesmente utilize outro método sem a saqueta por completo.

Se conhece amantes de chá e dos seus efeitos faça a sua parte e partilhe esta informação importante.

Fonte

3 comentários:

  1. Que horror! Não sabia. E tenho tantos da despensa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Mafalda, também fiquei surpresa e já despachei os chás que tinha por aqui, estarei mais atenta aos novos que comprar.

      Bjs

      Eliminar
  2. É realmente um escândalo! Mas não me surpreende realmente, afinal o que temos de realmente puro que se venda a grosso? Quem quer chá biológico deve plantar em casa, em vasos, e secar as ervas. Faço isso com a cidreira, mas como gosto muito de chá preto, também compro. Não é nenhuma dessas marcas, mas sei lá...
    Ah, aconselho o Gorreana. Esse acho que de facto é biológico! E português.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Bem Vindo!