Como ensinar autodefesa à criança.

Há muitas coisas que precisamos ensinar aos nossos filhos sobre como se sentirem e estarem seguros. A maioria dos pais sequer suporta a ideia de que algo ruim ou violento possa acontecer aos filhos. A realidade é assustadora, vemos todos os dias sequestros, violências e mesmo assassinatos, o que nos assusta e nos faz superprotetores às vezes.

A arma mais eficaz contra a violência e a falta de segurança contra crianças são o conhecimento e a informação. Muita coisa acontece hoje em dia por distração ou descuido.

1. Ensine seus filhos a como evitar a violência.

Crianças bem pequenas já podem ser ensinadas sobre a força da intuição. Elas normalmente confiam com mais frequência nas pessoas que vocês desconfiam, então ensine que se elas se sentirem desconfortáveis com alguém, aquilo é significante e elas precisam se afastar imediatamente. Para treiná-las nesse aspecto, pratique. Peça a elas que lhe digam como se sentem em frente a determinadas pessoas. Se gostam da presença delas, ou se não se sentem bem.
Elas podem ser ensinadas a lerem certos sinais que são comuns a certos predadores/pedófilos. Ensine-as a terem cuidado com estranhos que parecem charmosos e insistem por atenção delas, ou oferecem presentes, ajuda ou promessas, e ignoram a recusa das crianças. Esse é o mais significativo perigo a que elas podem estar expostas. Ensine-as que podem ser um pouco rudes nessa situação, e se preciso, até correrem ou gritarem por ajuda, sem esperar muito que os sinais se tornem claros.
Ensine-as a se comunicarem claramente diante da situação em que elas possam ser o alvo, como por exemplo, sair de perto imediatamente perante a qualquer sinal estranho, bem como falar alto e pedir ajuda.
As crianças precisam praticar prestarem atenção em sua volta. Ficar de olho em pessoas que as encaram, aqueles que ficam em volta usando celulares, olhando para o chão, ouvindo música.
Ensine-as sobre o perigo da internet, a nunca dar dados pessoais. Os predadores sexuais não terão contato com seu filho se houver filtros nos computadores de privacidade e controle.

2. Ensine seus filhos como reagir quando em meio à violência.

Diga a seus filhos para fazerem exatamente o contrário do que o predador lhe pede para fazer. Exemplo, se ele diz "não fale alto", diga a eles para gritarem e muito.
Um curso de artes marciais ou autodefesa é sempre útil. Isso é importante porque numa situação de perigo, normalmente crianças tendem a ficarem em choque e praticamente congelam, não sabendo como reagir devido ao bloqueio mental. Estando ativas na arte de se defenderem, elas conseguirão aplicar o raciocínio rápido e agir quando o momento exige. Alguns jogos e situações de estratégia também ensinam isso e também podem ser treinadas em casa.
Ensine a técnica da respiração profunda. Isso ajuda em momentos de nervosismo, fazendo o cérebro funcionar a contento e as crianças poderão pensar claramente e lembrarem das instruções.
Ensiná-las a dizer não. Não aceitar caronas de estranhos, nem doces, nem nada.
Manter telefones de emergência, familiares, polícia, e ensiná-las como fazer a ligação caso precisem numa urgência.
Nada de guardar segredos dos pais. Incentive as crianças a contarem o que houve e o que conversou com estranhos. Alguns predadores costumam se aproximar pouco a pouco, pedem para guardar um segredo, e assim vão prendendo as crianças na confiança delas.

3. Bom senso.

Preparar seus filhos a se protegerem não significa viver com medo de tudo, mas se precaverem, evitarem ir a lugares não seguros ou a ficarem sozinhos com estranhos.

Publicação Original

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Vindo!