Qual é o significado da palavra sã?



Eis 10 sinais de pessoas mentalmente sãs:

1. Pessoas que identificam e rejeitam regras, modas e tradições disfuncionais da sociedade consumista, moralista, hedonista e que vivem de acordo com as suas próprias convicções e princípios. São os seus próprios gurus.

2. Pessoas que conseguem dizer “não” e que vivem alinhadas com certos limites e hierarquias nos relacionamentos de intimidade. Praticam o desapego.

3. Pessoas que adoptam a honestidade, apesar do desconforto que isso pode gerar, consideram uma prioridade a relação com a sua consciência. São honestas com elas próprias, em primeiro lugar, e depois são honestas com as outras pessoas. Ambicionam a genuinidade, a verdade e a coerência.

4. Pessoas apaixonadas e espirituais, não religiosas, que vivem de acordo com a versão mais apurada e criativa de si mesmas. Possuem um propósito e sentido no rumo da sua vida.

5. Pessoas auto motivadas. Perante a adversidade, identificam as suas imperfeições, vulnerabilidades e enfrentam os problemas, reconhecendo, naturalmente, que essa é a sua opção, a fim reforçar os talentos, aptidões e convicções. Não confiam a sua vida na sorte e/ou receiam o azar.

6. Pessoas que adiam a gratificação imediata. Estruturam as suas actividades e prioridades de acordo com objectivos específicos e realistas. Enfrentam a dor, ao invés de negar e/ou fugir, desenvolvendo a capacidade auto critica.

7. Pessoas gostam de pessoas. Investem nos relacionamentos de intimidade, com direitos e responsabilidades, recusando o controlo. Respeitam a individualidade e abstêm-se do preconceito moralista. Valorizam o amor, a assertividade e adoptam medidas construtivas na gestão dos conflitos. Estão disponíveis para dar e receber (empatia).

8. Pessoas que vivem no momento. As pessoas ansiosas antecipam cenários excessivamente catastróficos que são uma ameaça ao seu "mundo perfeito". Seleccionam os cenários catastróficos para se preocuparem, que na realidade não se concretizam, isto é, só os seleccionam para se preocuparem e controlar.

9. Pessoas que praticam o amor-próprio. Reforçam o eu verdadeiro (identidade – imperfeições e competências) sincronizado com o físico, a mente e o espírito, em vez de viverem com base nas aparências. Valorizam a mudança, o reconhecimento e a qualidade dos relacionamentos com as outras pessoas. Estão abertas ao feedback; dar e receber.

10. Pessoas que sorriem. Pessoa que sabem da importância do sentido de humor. Aprendem a rir de si mesmos, em especial dos seus erros mais inusitados. Utilizam o sentido de humor para explicar algumas questões existenciais, para resistir à pressão e desvalorizam a rigidez e o autoritarismo. Sabia que risco de contágio do sorriso é elevado, inofensivo e indolor?

Texto de João Alexandre Rodrigues

Fonte

1 comentário:

Bem Vindo!