A Voz do Silêncio



A Voz do silêncio

Aumenta volumosamente a balbúrdia no mundo.

Não há respeito pelo silêncio.

As pessoas perderam o tom de equilíbrio nas conversações, nos momentos de júbilo, nas comunicações fraternais.

Grita-se, quando se deveria falar, produzindo uma competição de ruídos e de vozes que perturbam o discernimento e retiram a harmonia interior.

As músicas deixam, a pouco e pouco, de ser harmônicas para se apresentarem ruidosas, sem nenhum sentido estético, expressando os conflitos e as desordens emocionais dos seus autores.

Cada qual, por isso mesmo, impõe o volume da sua voz, dos ruídos do lar, das comunicações e divertimentos através dos rádios e das televisões.

Há um predomínio da violência em tudo, nos sentimentos, nas conversações, nas atividades do dia a dia.

Há demasiado ruído no mundo, atormentando as criaturas.

* * *

A voz é instrumento delicado e de alta importância na existência humana.

Sendo o único animal que consegue articular palavras, o ser humano deve utilizar-se do aparelho fônico na condição de instrumento precioso, e de cujo uso dará contas à Consciência Cósmica que lhe concedeu admirável tesouro.

Jesus, o Sublime Comunicador, cuja dúlcida voz inebriava de harmonia as multidões, viveu cercado sempre pelas massas.

Sofreu-as, compadeceu-Se delas, mas não Se deixou aturdir pela sua insânia e necessidade.

Logo depois de as atender, recolhia-Se ao silêncio, fugindo do bulício, a fim de penetrar-Se mais pelo amor do Pai, renovando os sentimentos de misericórdia e de compreensão.

Procedia dessa forma, a fim de que o cansaço, que surge na balbúrdia, não lhe retirasse a ternura das palavras e das ações.

* * *

Necessitas, sim, de silêncio interior, para melhores reflexões e programações dignificantes em qualquer área do comportamento em que te encontres.

Aprende a calar e a meditar, a harmonizar-te e a não perder a seriedade na multidão desarvorada e falante.

Os grandes sábios do Cosmos sempre souberam silenciar.

Silenciar em oração perante as necessidades do outro. Silenciar em respeito ao sofrimento alheio.

Silenciar em consideração às idéias divergentes. Silenciar a vingança diante dos males recebidos.

É no mundo do silêncio que construímos as palavras edificantes que sairão de nossa boca.

É no mundo sem voz que elaboramos o canto que logo mais irá encantar ouvintes numa sala de concertos.

É no mundo do silêncio que embalamos nossos amores, que pensamos em melhorar, reformar e transformar.

Assim, saibamos dosar o silêncio em nossas vidas, evitando que a balbúrdia e a loucura se instalem.

Saibamos usar a voz com cuidado, a cada pronunciar de palavra, assim como o concertista o faz na interpretação de uma ópera.

A música elevada, assim como a vida, é feita de som, mas também de silêncio.

Redação do Momento Espírita com base no cap. Silêncio,
do livro Jesus e vida, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 19.02.2010






10 comentários:

  1. Olá minha querida amiga
    Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua familia...
    Desejo-te uma santa e maravilhosa semana na companhia dos teus amores...
    Beijocas
    Bella

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga! Vim ver as novidades e deparei-me com este seu post magnífico! Tem tudo a ver com o que tenho sentido neste momento,ao dar aulas, na reação que os alunos tÊm agora, no que é feito... e no que se deixa por fazer...
    Mas vim cá também repassar uma declaração de maizde pra vc! Está logo nos 1ºs posts:) um grande beijinho amiga!
    Com carinho, Joana Neves.
    ღ\\(^_^)//ღ

    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Patricia. Faz algum tempo que não visito o seu espaço, mas ando cheia de trabalho. Mas aqui estou para desejar a vc um óptimo final de semana.
    Tudo de bom e beijos de coração.

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga querida:)
    Meu blog está em festa! Estou completando 6000 visitas e esta conquista se deve sobretudo
    a vc e ao seu carinho deixado no meu bloguinho!=^.^=
    Venho oferecer meu selinho de 6000mil visitas que vc pode encontrar
    nos 1ºs posts do blog e também na minha salinha: Presentes para si!


    Convido-a também a dar uma olhadinha à minha nova salinha: Materiais para PSP
    (http://materialspsp.splinder.com) e se quiser pode receber as novidades em 1ª mão
    do meu bloguinho, bastando subcscrever seu email, na aplicação da página inicila:)

    Agradeço mais uma vez a sua presença, a sua amizade e o seu carinho!
    Me deixam sempre muito Feliz:)

    beijinhos, Joana Neves.
    ღ\\(^_^)//ღ

    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga querida!
    Vim oferecer o meu selinho comemorativo do Dia da Mulher!
    Encontra-o logo no inicio do blog:)

    Aproveite o melhor possível este dia dedicado a nós mulheres=^.^=


      ,¡|i¹i|¡,
         ¹i|¡,¡|i¹ Beijos

    e uma boa semaninha!
    ღ\\(^_^)//ღ

    Joana Neves
    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia, que dia mais feliz! Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia, que dia mais feliz! Amiga: parabéns e muuuuuiiiiitas felicidades! Deus continue derramando suas bençãos sobre você! Te mandei um cartão ontem via e-mail e presto uma singela homenagem no meu mais novo cantinho. Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  7. Oieeee tudo bem com vc mocinhaaaa?Parabéns pela Daniela...q Deus a abençõe grandemete a vida dela!Depois de um longo período cuidando de minha mãe....ela se foi em fevereiro...e só agora estou retomando ao site e as visitas e espero estar passando sempre,tá bom?Que sua semana seja bem tranquila e q tudo corra mto bem.
    "Quando a vida realiza alguma mudança,mesmo
    que não possamos entender por quê,sempre é
    para melhorar.Ainda que nos traga dor,sempre
    haverá outras compensações, outros caminhos
    de renovação,com maiores chances de felicidade."
    Beijinhus
    Magiagifs(Li)

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga querida!
    Vim oferecer o meu selinho comemorativo do Dia do Blogueiro!
    Encontra-o logo no inicio do blog:)

    Venho também oferecer o selinho " comentarista excelente"
    que está na minha salinha "Prémios recebidos".

    Um feliz dia amiga!
    Obrigada de coração por fazer parte deste mundinho virtual
    que tanto me faz feliz=^.^=

      ,¡|i¹i|¡,
         ¹i|¡,¡|i¹ Beijos

    e um bom Fim de semama!
    ღ\\(^_^)//ღ

    Joana Neves
    http://joananeves.splinder.com

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga!
    O meu blog mudou de endereço... agora estou hospedada no blogger...
    Adorava meu bloguinho mas por alguma razão muitas amigas não conseguiam aceder, ou deixar comentário...
    então tive que tomar uma decisão pois não podia ficar sem fazer nada...

    E bem aqui estou eu no meu novo endereço:
    http://joana-neves.blogspot.com

    Carinha nova mas o mesmo My Lovely Blog:)
    E venho cá oferecer com todo carinho o meu presentinho de reinauguração:)
    http://dl.dropbox.com/u/2444571/PresentesOferecidos/selinho_reinaugura%C3%A7%C3%A3o.jpg


    Adoraria vê-la por lá:)

    Um grande beijinho, Joana Neves.

    ResponderEliminar

Bem Vindo!