Dicas Ecológicas Para o Natal.


E o Natal já está quase à porta, são 43 dias que passam num ápice. 
É uma época que mexe conosco, quer queiramos ou não, excluindo o materialismo que a época confere, não se deve esquecer o essencial, é altura de reunir a família e fazer uma introspecção, repensar atitudes e quem sabe, alterar o comportamento perante a vida. Por que o ser humano é mutável e toda mudança é válida, desde que seja para melhorar e trazer a tão almejada paz de espírito, isso não é falta de personalidade, é crescimento! 
Não gosto do Natal, mas ele está a chegar e instintivamente as emoções já trabalham.

Ai vão algumas dicas muito interessantes e que deveriam passar do papel à pratica, recebi por email e repasso.

ÁRVORE DE NATAL

Não sacrifique um pinheiro vivo para enfeitar seu lar. Escolha árvore com raiz, se puder replantar depois.

Adquira uma árvore de Natal sintética e reutilize-a durante muitos anos (se for bem acondicionada na caixa mantêm-se com óptimo aspecto);! 

Opte por colocar luzes de Natal com lâmpadas LEDs, pois apresentam consumos muito inferiores às lâmpadas incandescentes.

Para acender a lareira, evite usar acendalhas (feitas a partir de petróleo) em substituição use tiras de casca de laranja secas que tem como bónus um cheiro muito agradável.

Reutilize papéis de embrulho de anos anteriores (não se esqueça de guardar os deste ano para o próximo Natal!). Se não for possível adquira papel reciclado para fazer os seus embrulhos ou então adopte a sugestão da querida Hazel aqui. Com restos de revistas e jornais fazem-se belos embrulhos.

O que não puder reutilizar separe e deposite num ecoponto perto de si!

CEIA ECOLÓGICA

Evite os enlatados e alimentos com muita embalagem . Prefira os produtos a vulso, que são mais frescos e mais baratos. 

Não se esqueça de levar seu saco reutilizável quando for às compras!

Se o produto industrializado é essencial para a ceia, não arrisque a saúde dos que participarem dela. Ao comprar, verifique o prazo de validade do produto. E só adquira, se estiver exposto num local adequado para a sua conservação. 

Não use copos ou talheres descartáveis na sua festa. Também recuse toalhas e guardanapos descartáveis. Podem parecer práticos, mas poluem o meio ambiente. É o contrário de um presente para a mãe-natureza.

Dica final: papel toalha e guardanapos fazem parte daqueles papeis que, na fabricação, levaram cloro. O Cloro libera dioxinas na atmosfera, que é um gás cancerígeno. Recupere os hábitos que serviram a seus pais e avós. Use guardanapos e toalhas de pano. Além de tudo, são mais elegantes!

Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.


8 comentários:

  1. Boas dicas!!!
    Pratico quase todas :) Pena que aqui perto não tenho ecoponto :(

    ResponderEliminar
  2. Ando a ver se introduzo o hábito dos guardanapos de pano! Está a ser dificil :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia!

    Gaspas:
    - Tenho o mesmo problema que tu, fica difícil reciclar sem ecopontos!!

    Comandante Luneta:
    - Também quero introduzir os guardanapos de pano,mas o meu pessoal não colabora :(

    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas ... sim senhora!

    Ai Patrícia... eu amoooo o Natal!

    Para mim tudo é mágico!

    ResponderEliminar
  5. An@:
    - Claro que sim An@ e essa magia faz muito bem à alma, mas sabes, eu trabalhei durante muitos anos nesta época e no comércio, assisti de perto a muita hipocrisia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Óptimas dicas, faço tudo excepto os guardanapos de tecido, utilizamos sim no dia-a-dia, porém não nas festas.Mas este Natal, já tinha pensado nisso e vou comprar guardanapos propositadamente para tal.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Fernanda:
    - Sim, também quero ver se adapto os guardanapos em tecido à mesa Natalícia, vamos ver se consigo. Mas quero adoptar cores escuras, em mesa transmontana não falta vinho, principalmente quando se trata de produtores, então já viu as nódoas do tinto né?

    Beijinhos...

    ResponderEliminar

Bem Vindo!