A amizade.


A amizade - de Aristóteles ao presente.

A amizade foi tema filosófico, na Antiguidade clássica. Aristóteles prezava-a particularmente, colocando-a acima do amor, que ele tendia a desvalorizar e a associar ao prazer e ao erotismo.

Para Aristóteles, a amizade era um exercício entre «iguais», uma virtude partilhada por homens pertencentes à elite da época e de Atenas. Ela tinha pouco de fraternidade, de solidariedade, e envolvia um certo cunho restrito, abstracto, utilitário («Entre amigos, é regra que se receba e se retribua em grau igual, ou muito semelhante», disse  ele).

A amizade, para Aristóteles, tinha algo de egoísta («O homem é, para si mesmo, o seu melhor amigo, e, por consequência, deve amar-se a si mesmo acima de tudo»). Ela não incluía desconhecidos, estrangeiros ou as mulheres, que ele considerava «limitadas por natureza».

Podemos, naturalmente, perceber, ou tentar perceber Aristóteles. Temos que considerar a época, os seus preconceitos. E aceitar que a amizade, no sentido mais corrente e geral, pode ser bastante diferente do amor ou da fraternidade, no seu sentido mais exigente.

No entanto, escassas dezenas de anos depois de Aristóteles, Epicuro estabeleceu conceitos de amizade diferentes, e claramente mais avançados. Epicuro inscreveu a amizade numa filosofia de vida em que a cumplicidade, a solidariedade, a simpatia ou o prazer partilhado eram importantes.

A concepção de amizade de Epicuro está muito próxima da amizade moderna, e foi largamente partilhada, durante centenas de anos, por várias comunidades epicuristas, sem as exclusões sociais que Aristóteles concebia.

Num sentido mais geral e menos exigente, a amizade confunde-se, hoje, com convívio, simpatia, cumplicidade, solidariedade. Na visão corrente, a amizade não tem que envolver necessariamente uma relação profunda e ideal, ainda que a nossa exigência a coloque, por norma, muito acima das relações de circunstância, próprias dos simples círculos de conhecidos.

Como tudo o que é humano, a amizade contém em si a nossa ambivalência, as nossas contradições. Ela é frequentemente atraiçoada ou espezinhada. É uma das suas facetas, muito antigas. 

Seja como for, a amizade não é apenas um ideal, que os infortúnios mostram ser ilusório. A amizade existe. Necessitamos dela, criamo-la, com diferentes conteúdos, e diferentes exigências.

Podemos, em certos casos, pensar como Sartre, e dizer que «O Inferno são os outros», ou dizer, como Benjamin Franklin, que apenas «há três grandes amigos, na vida: a velha esposa, o velho cão, e dinheiro à mão».

Mas, na sua essência, tais afirmações não deixam de ser posições de ocasião, reflexos de momentos e sentimentos cáusticos e desencantados do homem e da vida, que não anulam a nossa persistente procura de amizade, e a importância e necessidade que lhe atribuímos.

A amizade, no seu sentido mais vasto, é hoje tão indispensável, ou mais indispensável, que no passado. Num mundo como o nosso, com relações tão abstractas e mercantilizadas, sobretudo a nível das grandes cidades, o espaço da amizade e o enriquecimento existencial que ela faculta, é-nos essencial.

Somos seres dependentes de afectos, dependentes dos outros, da camaradagem, da fraternidade, da solidariedade, da simpatia.

Não «vivemos só de pão», como diz Edgar Morin. O nosso eu só se concretiza e existe pelo eu dos outros, como um seu reflexo («Se não houver outros eu, não há eu», disse Tchuang-Tseu). Sem o calor da amizade e do amor, o mundo seria insuportável, lembra-nos também Aristóteles.




Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.

7 comentários:

  1. Oi flooor.... Lembra de mim? rsrsrs... Pois é, andei sumida, mas agora eu voltei. E estou passando pra te convidar pra conhecer o novo Cantinho a Dois, e para vc levar o link-me e o award novo. Espero que goste. Beijosss...

    ResponderEliminar
  2. A amizade é dos sentimentos mais belos quando sincero tal como o amor!

    Gostei do texto.

    Beijos
    Um dia pleno de paz, harmonia e amizade

    ResponderEliminar
  3. Do que tenho pesquisado sobre o tema da felicidade, acredita que a amizade (verdadeira), é um dos factores que mais contribui para esta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Patty! O texto está maravilhoso... o ser humano é um ser social, ele não consegue viver isolado, precisa de amigos. A amizade verdadeira (existe a por conveniência e a por interesse)é amor incondicional. É muito bom ser e ter amigos! Aproveito para agradecer sua amizade! É muito bom ser sua amiga!Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  5. Patricia,

    Já perdi e ganhei grandes amizades. Não consigo viver sem amigos, poucos mas bons!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Patricia, amei este poster...gosto demais!!!
    Amizade para mim é tudo, acho importante e realmente não consigo viver sem...até porque acredito que não podemos ser seres sozinhos, precisamos do outro sempre!!!

    E é ótimo também seu AMOR(marido, noivo..) ser seu AMIGO!!!

    Beijinhos!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  7. É isso minhas queridas, fazer amigos e ajudarmo-nos mutuamente, faz de nós, pessoas muito mais felizes.

    "Amarmo-nos uns aos outros"!
    O caminho é este e é tão simples.

    Beijinhos enormes à todas :)

    ResponderEliminar

Bem Vindo!