Farda Escolar.

Farda Escolar! Por quê não??

Desde que meu filho iniciou a sua vida escolar, questiono-me por que em Portugal as escolas públicas não adoptam o uso do uniforme. A meu ver, só traz benefícios.

Criado para igualar ricos e pobres nas salas de aula, uma roupa igual para todos foi, também, considerada um dos símbolos mais importante para algumas instituições.
Para os pais, o uniforme é uma forma de gastar menos dinheiro com a aquisição de roupa para os filhos. A durabilidade, o preço e o lado prático são outros aspectos considerados importantes.
A principal finalidade do uniforme é, sem dúvida, a uniformidade dentro da sala de aula, evitando verdadeiros desfiles de moda, marcas e estilos, evitando, inclusive disputas e desentendimentos entre os diversos "grupos" que convivem, cordialmente, no ambiente escolar.


Portugal é um dos poucos países europeus onde é raro ver alunos a entrar e a sair da escola envergando uniformes escolares. Essa raridade deve-se ao facto de cerca de 70% dos nossos alunos frequentarem escolas públicas - ao contrário de Espanha, por exemplo, onde a maioria doa alunos frequenta escolas privadas - , e as escolas estatais terem abolido o uso do uniforme há muitas décadas.

No Reino Unido e na Suiça é norma. No Japão e na Coreia do Sul também. Em quase todos os países asiáticos é obrigatório o uso de uniforme escolar. Nos Palop também. E no Brasil. Portugal é o único país de Língua Portuguesa onde não é obrigatório o uso de uniforme nas escolas públicas. Não só não é obrigatório como nem sequer é tolerado. Não conheço uma única escola pública que tenha aprovado o uso do uniforme escolar no regulamento interno.

Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.

O QUE PENSAS SOBRE ISSO??

Fonte: http://www.profblog.org/

Beijinhos com carinho e abraço meiguinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem Vindo!