Minha filha é canhota!



A minha filha é canhota, pois... e o mais engraçado é  que esta característica é a cara dela,rsrsrsrs...

Desde sempre notamos que o pé e a mão esquerda da Daniela são dominantes e nunca pensei nisso como um problema, até que ouvi os primeiros comentários reprovadores. Comentários do tipo: "Ó, ela é canhota, escreve com a mão esquerda, tens de fazê-la agarrar o lápis com a mão direita" ou "Ó, até a chutar a bola ela chuta com o pé esquerdo!Tens de ensiná-la a chutar com o pé correto!". 

Como podem imaginar, estes comentários deixavam-me azul, verde às riscas, enfim... como obrigar uma criança a reverter todo o seu sistema neurológico para aquele que a sociedade acha ser o mais correto?? Jamais faria uma coisa destas à minha filha.
Se ao Diogo coloco o sumo do lado direito, à Daniela coloco do lado esquerdo, por que já sei que se coloco do lado direito ela muda, correndo o risco de no caminho derramar o sumo na mesa,por isso, pra quê complicar?
No entanto, em conversa com o meu marido, ele dizia: "Sabe, a Daniela vai ter algumas dificuldades por ser canhota, por que o mundo foi feito para os destros e não para os canhotos". Não gostei! Defendi a minha menina com unhas e dentes e marido riu-se, concordamos em não obrigá-la a ser destra, mas por fim, incomoda-me que ela encontre algumas dificuldades por isso :(

Então, fiz uma pequena pesquisa sobre este assunto e fiquei mais descansada!

Brincar, comer, desenhar, escrever...

Qual é a mão que a criança usa preferencialmente? A esquerda? Não há problema: ser esquerdino, ou canhoto, não é (como se pensava no passado) sinal de menor inteligência nem perturba a aprendizagem.
Errado é tentar contrariar esta tendência, sob pena de desenvolver na criança sentimentos de vergonha e de inferioridade.

Tempos houve (e que não estão assim tão distantes), em que se obrigavam as crianças canhotas a usar a mão direita. Eram tempos em que se receava a diferença. Aos canhotos colocava-se-lhes a mão esquerda atrás das costas, às vezes amarrada, e insistia-se para que comessem, desenhassem e escrevessem com a mão direita.
Na escola, eram frequentes as reguadas e outros castigos. Nada mais errado: imagine-se o que seria obrigar um destro a usar a mão esquerda! Seria certamente muito penoso.

Actualmente não se considera haver nada de "errado" com uma criança esquerdina. A predominância da mão esquerda não constitui um defeito; é o resultado de uma estrutura neurológica que se desenvolveu mais no hemisfério cerebral direito do que no esquerdo.

Ser destro ou canhoto. Porquê?

O cérebro humano divide-se em dois hemisférios - o direito e o esquerdo. Cada um deles controla os movimentos da parte oposta do corpo: assim, os gestos que fazemos com a mão esquerda, o pé esquerdo e o olho esquerdo são controlados pelo hemisfério direito, enquanto que os movimentos do lado direito do corpo são regulados pelo hemisfério esquerdo.
Um hemisfério não interfere na actividade do outro, mas ambos se sincronizam para conferir harmonia aos movimentos.

Uma vez que a maioria das pessoas são destras, o hemisfério que predomina é o esquerdo. Nos canhotos é o hemisfério direito que lidera. Isto acontece devido a um cruzamento das fibras nervosas.

Ao nascer, a criança não tem uma lateralização definida. Quando começa a agarrar os primeiros objectos fá-lo com uma ou outra mão, indiferentemente. Vai aprendendo a coordenar os movimentos, mas antes dos três anos parece não se notar qualquer predominância entre hemisférios. Só então surgem os primeiros sinais de predominância, com a lateralização a instalar-se progressivamente até aos seis anos e a tornar-se mais evidente com a prática da escrita.

A orientação destra ou esquerdina já está consolidada quando a criança vai para a escola. É esta coincidência que tem alimentado muitas ideias incorrectas em relação aos canhotos: assim, persiste ainda a ideia de que são menos inteligentes e de que terão mais problemas de aprendizagem.
Contra esta tese pode avançar-se o facto de génios como Leonardo da Vinci ou Picasso serem canhotos. E a lista de canhotos famosos não termina aqui, reunindo personalidades tão distintas como o escritor António Lobo Antunes, o empresário Bill Gates ou a rainha Victoria, de Inglaterra.

Ser canhoto não decorre de qualquer deficiência, pelo que estas crianças têm exactamente as mesmas capacidade das demais. Têm, aliás, a vantagem de se conseguirem adaptar a um meio ambiente preparado para os destros: os materiais escolares, por exemplo, são concebidos a pensar em quem desenha, escreve, corta com a mão direita - a maioria das pessoas - e apenas em lojas especializadas (raras) se encontram artigos específicos para esquerdinos.

Canhoto ou destro - como saber?

A preferência pela mão direita ou esquerda nota-se em numerosos gestos do quotidiano. A lateralidade de uma criança pode ser avaliada graças a pequenos testes simples.
Eis alguns exemplos:

- Peça à criança que suba uma escada e observe qual é o pé que avança primeiro.

- Observe com que pé chuta uma bola.

- Dê-lhe um óculo ou um caleidoscópio e veja qual é o olho que utiliza.

- Dê-lhe um despertador e repare a que ouvido o encosta para ouvir o tiquetaque.

- Observe com que mão pega numa colher, num lápis, numa escova de dentes ou com que mão se penteia.

Se o resultado destas "experiências" for concluir que a mão esquerda é a preferida ou a dominante, não se preocupe e, sobretudo, não tente contrariar esta tendência natural. 



17 comentários:

  1. O meu sogro "obrigou" o filho a usar a mão direita... segundo ele foi uma carga de trabalhos mas conseguiu! Mas ainda hoje em dia o filho diz que lhe dá mais jeito fazer certas coisas, com a mão e pés esquerdos.
    Acho que esta obsessão tem mais a ver com pessoas mais velhas, e espero que as mais novas já tenham outra forma de ver as coisas.
    Devem acham que as pessoas conhotas não são normais, e que isso tem de ser corrigido!
    A obsessão do meu sogro é tão grande que quando o Piki tinha 2 anos, eu ia dizer que ele gostava de pintar mas era dificil para ele segurar bem a caneta... ele não ouviu tudo o que eu ia dizer, interrompeu-me a meio pensando que eu ia falar da mão esquerda e disse-me:
    - Tem de corrigir já isso, com uma meu filho foi uma carga de trabalhos po-lo a escrever bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível estas histórias!!Imagino a confusão na cabeça da criança, contrariando algo que para ela é o normal, o certo!!
      Os antigos chegavam a amarrar o braço esquerdo da criança para obrigá-la a usar o direito, mas que tortura!!!

      Jamais faria uma coisa destas. A Daniela há de se adaptar às situações do dia a dia, é uma questão de hábito.

      Eliminar
  2. Bom dia,
    Eu sou canhota, em tudo e daí????
    O importante é que faço tudo como um destro.
    Por isso não obrigue a criança a nada. Tentaram comigo e quando a minha mãe soube foi á escola e falou com a professora, dizendo que a filha era como era e ponto final, afinal não somos aberrações, por Amor de Deus...
    Deixe a sua fulhota ser feliz, o que os outros dizem é palha, é gentinha banal...
    Jinhos grande e um especial duma canhota, para outra, lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza, canhota sim e daí????

      Eu também acredito que haja uma adaptação muito natural, ela sozinha saberá contornar as situações do dia a dia, mesmo agora não vejo qualquer limitação.

      A canhota cá da casa retribui os beijinhos :) e a mamã agradece a visita :)

      Eliminar
  3. Deixe ela ser como é, não force a nada! coisa do passado faze-la "ser destra".
    A minha mãe foi forçada na escola a escrever com a direita,mas faz tudo com a esquerda. Dos filhos nenhum é canhoto, mas há netos. Será hereditario?
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre tive essa postura Hélia, de deixar ela ser como é, mas os comentários tiram a gente do sério né?? Ignorância é fogo!!

      Sim Hélia, existe a possibilidade da hereditariedade sim!!

      Beijinho grande...

      Eliminar
  4. Sempre achei um disparate isso de obrigarem as crianças a serem destras!
    Que mais faz escrever com a direita ou com a esquerda!

    Deixa para lá esses comentários sem nexo.

    Pois que a tua menina seja canhota e que escreva muito, desenhe muito e por aí fora.

    Beijinho
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Ana, o ser humano só complica né? A mim nunca me fez a menor confusão, é uma característica e não um defeito.

      Beijinhos...

      Eliminar
  5. É verdade, não há mal nenhum! O meu primo ainda hoje tem uma letra horrível porque não se percebe como escreve com a mão direita (nem como ele pega na caneta), às refições então é de bradar aos céus! Corta a carne com a faca na mão direita, e em seguida pousa e volta a comer com o garfo na mão direita... tudo porque a minha tia não aceitava que ele fosse esquerdino.
    Espero que a sociedade esteja mais evoluida! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível a quantidade de histórias que se ouvem a cerca disso, imagina só a confusão na cabeça do teu sobrinho Lúcia!!! O que faz a ignorância das pessoas!!

      Eu acho que as camadas mais jovens já vão lidando de forma mais natural com os canhotos.

      Beijinhos...

      Eliminar
  6. Quando o meu filho era mais pequenino, usava a colher na mão esquerda, e também desenhava com essa mão. Pensámos que iria ser esquerdino, mas nem pensámos muito nisso. Entretanto, e com o avançar do desenvolvimento, começou a utilizar uma e outra mão, e por fim tornou-se dextro sem qualquer intervenção nossa ou de professores.

    Já agora, e para confirmar que há pessoas com opiniões estranhas em relação a este assunto, vou contar um episódio que nos aconteceu certa vez numa sala de espera de consultório:
    O meu filho estava a desenhar com a sua mãozita esquerda, e não é que um perfeito estranho tirou-lhe a caneta da mão e começou a dizer-lhe que não era assim, que era com a outra mão, blá blá. Eu fiquei atónita a observar. Se fosse hoje, decerto teria reagido de outra forma, mas a verdade é que fiquei mesmo sem palavras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível as várias histórias que se vão ouvindo a esse respeito. As ideias pré concebidas provocam atitudes horríveis nas pessoas né Carla?
      A tua postura foi invejável, não sei se ficaria tão serena ao ver alguém corrigir a minha menina.Apesar de ser uma pessoa geralmente calma, eu passava-me!!! Hahahaha...

      Beijinhos...

      Eliminar
  7. O meu filho também é canhoto a escrever, tendência que se manifestou desde muito cedo. Para minha irritação, também ouvi muitos comentários infelizes sobre a necessidade de ele passar a ser dextro.
    Curiosamente a jogar futebol é com o pé direito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa mania que as pessoas tem de meter o nariz aonde não são chamadas é de saltar a tampa!!
      Pois, a minha menina até a jogar a bola, chuta com o pé esquerdo :)

      Eliminar
  8. Minha querida, a minha filha é ambidextra. Querem que ela defina a lateralidade. Eu acho que ela é maioritariamente canhota, pois só quando se cansa de escrever com a esquerda, passa, sem problemas, para a direita. Por mim não vejo nenhum mal, mas na escola querem que ela defina a lateralidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não percebo o por que dessa exigência, eu também não ficaria preocupada desde que ela cumprisse as tarefas do dia a dia.

      No entanto, nada como consultar a pediatra da tua filhota, para ficares mais tranquila e segura, inclusive para contornar as objeções colocadas pela escola. Eu consultei a da Daniela e ela não valorizou o problema, disse ser uma característica desenvolvida no cérebro desde a nascença e não atrapalha em nada no desenvolvimento da criança.

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Bem Vindo!