Optimista, sim ou não?


2012 vai chegando ao fim e mesmo sem querer, vamos fazendo uma retrospectiva mental de tudo o que aconteceu neste ano e começamos a planear o próximo. Embora tente contrariar esta tendência, não consigo pensar em um novo ano muito favorável, aliás, nada favorável, paira o pessimismo na minha cabeça e esta negatividade não me agrada. Daí que li este artigo e gostei, nada que não saiba, mas preciso urgentemente interiorizar estes passos. Se precisas de um empurrãozinho para estar mais positiva , então lê também :) 

PARTILHANDO

Faz parte do grupo de pessoas que só consegue ver o lado negativo de tudo o que lhe acontece na vida? Se respondeu afirmativamente, conheça os 10 passos para passar a vida a sorrir, sugeridos pela psicóloga e fundadora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira, à Sapo Saúde.

1. Comprometa-se a mudar de atitude
O primeiro passo é decidir que quer ser mais optimista. Assuma o “compromisso” na sua agenda, diário ou blogue.

2. Não vacile
Não é fácil mudar de um dia para o outro. Escreva o que quer mudar em concreto e não vacile.

3. Pense positivo
Substitua pensamentos negativos por pensamentos positivos é a regra essencial. Palavras a incluir no dia a dia: “Eu vou conseguir”, “Não há-de ser grave” e “Vai correr tudo bem”. Segundo a especialista, “ao mudarmos a qualidade dos nossos pensamentos, conseguiremos mudar a qualidade das nossas vidas”.

4. Valorize o lado bom
Há sempre um lado positivo em tudo o que lhe acontece e é nessa perspectiva que deve enfrentar os seus problemas.

5. Entusiasme-se
Não se queixe do frio, do trânsito, do stresse. Em vez disso, pense em formas de contornar o problema e sorria.

6. Rodeie-se de boas pessoas
Construa e mantenha relações pessoais dotadas de boa-disposição com pessoas que tenham uma atitude optimista. “Mantenha uma comunicação positiva – use uma linguagem alegre e entusiástica, incentive e valorize os outros, mas seja também a sua própria fonte de motivação», recomenda a especialista.

7. Mexa-se
Para Maria do Carmo Oliveira, “fazer exercício físico contribui para melhorar o seu estado de ânimo e a sua energia, favorecendo o seu bem-estar geral”. Por isso, caminhe, salte, corra, dance…

8. Defina objectivos
Defina metas e lute por alcançá-las. “Foque-se no que quer ter, em vez de se queixar do que não tem. Ao definirmos objectivos que nos entusiasmam sentimo-nos mais confiantes e desencadeamos acções que nos levam a alcançá-los”, explica a especialista.

9. Faça rir os outros
Aprenda também a rir das coisas menos boas. “Sorria mais, ria mais, brinque mais e verá como se sentirá melhor consigo e com os outros”, revela Maria do Carmo Oliveira.

10. Seja solidário
Participe em acções de solidariedade ou de apoio voluntário a algum grupo ou população mais necessitada. “Ao contribuir para a felicidade dos outros estará a contribuir para a sua própria felicidade”, concluiu a especialista.




7 comentários:

  1. Gostei muito das sugestões! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. O melhor compromisso para nós mesmos: mudar de atitude! E um desafio também!

    Maravilhosas sugestões para iniciar 2013.
    Não custa tentar né?!

    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  3. É muito difícil mudar os pensamentos quando a realidade está aí para quem quiser ver...., é uma luta!
    Terei que fazer um balanço de 2012 e tentarei ver apenas as coisas positivas que aconteceram, sei lá, talvez depois da lista feita o resultado não seja tão mal quanto pensamos,mas vamos em frente e tentar mudar aquilo que podemos mudar!
    Que 2013 seja um ano de grandes realizações!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minha querida por este momento de reflexão.
    Nós não somos muito péssimistas, mas estamos rodeadas de pessoas que por vezes até nos fazem sentir mal.Ás vezes, por nos verem sorrir á vida e ás coisas simples a que damos valor, as pessoas estranham e olham-nos como se fossemos de outro planeta.
    Desejamos muito ótimismo de nada serve ficar a lamentar.
    Um beijo enorme
    mel e jasmim

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida amiga:)

    Apesar das controversas da vida temos de ser sempre optimistas:)

    Vim aqui rapidinho desejar-te um bom fim-de-semana na companhia da tua família:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Patrícia!
    Aqui já cheira a Natal! Está muito bonito, o teu blog!

    Concordo com todos os passos, e acho que os ponho em prática, preciso apenas de ser mais consistente num ou outro. Mas não estou mal, considero-me uma pessoa muito optimista e acredito que seja por conseguir ver as pequenas coisas boas da vida, e saber aprecia-las.

    Beijinhos, e uma óptima semana para todos aí em casa!

    ResponderEliminar

Bem Vindo!