As consultas de rotina!

A dias li em uma página do "Sapo", que a Sociedade Portuguesa de Pediatria está a temer pela assiduidade nas consultas de rotina em pediatria, devido às dificuldades económicas crescente das famílias, motivada pela crise económica no país. Eu cá me parece que a crise serve de desculpa para tudo, principalmente para negligenciar os filhos. Eu tenho consultas de rotina no meu Centro de Saúde, é certo que as marcações são demoradas, mas é uma questão de planeamento, se uma consulta de rotina deveria acontecer em Março por exemplo, eu começo a tentar marcar em Janeiro. Soube que algumas famílias referenciadas como risco por desemprego dos pais, chegam a ser informados por telefone ou carta da data para a consulta de rotina e lá não metem os pés. 

É certo que MUITA coisa não funciona bem em Portugal, está às claras, já nem se dão ao trabalho de esconder, mas vamos tratar bem o que está bem.  Li a muito tempo que, "os governantes são o reflexo do seu povo" e acho que esta frase merece uma séria reflexão de todos nós.


4 comentários:

  1. Tens toda a razão, eu tenho o meu filho tem sido seguido nos dois sítios, por falta de dinheiro para ir a todas as consultas ao pediatra, vou intercalando com as consultas de saúde infantil no centro de saúde....também tenho tido sorte que ele tem sido muito saudável, graças a Deus.
    A frase talvez esteja correcta....
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Élia, trata-se mesmo de responsabilidade, planeamento e saber priorizar.

      Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Tens toda a razão, Patrícia. No centro de Saúde pode demorar mas se as pessoas marcarem antecipadamente, sendo consultas de rotina, é mesmo uma questão de organização.
    Penso que a descida de consultas de rotina se refere ao privado; pudera, com os pediatras a cobrarem 70€! Que reduzam ao preço da consulta, para quantias realistas, e pode ser que seja diferente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Ainda que não se consiga continuar a consultar pelo privado, pode-se perfeitamente recorrer aos centros de saúde, as crianças são priorizadas nas consultas de rotina. Passa mesmo por uma questão de responsabilidade e cuidado com os mas pequenos.

      Pois, por aqui os preços rondam isso mesmo 60/70€, um preço absurdo e irreal para os tempos que correm :(

      Beijinhos

      Eliminar

Bem Vindo!